Bahia: Grande polo de energia solar

Entenda o que faz o estado ser o mais promissor para a geração de energia fotovoltaica no Brasil.

Por Lucas Batista   30 de Março de 2021 às 14:58

  • Link facebook
  • Link linkedin
  • Link pinterest
  • Link twitter
  • Link whatsapp
  • A Bahia é o estado que conta com os locais com a maior irradiação solar do Brasil e está entre as melhores do mundo. Por conta disso, na modalidade geração centralizada, o estado possui hoje 29 parques de geração fotovoltaica. Segundo levantamento do Informe Executivo de Energias Renováveis da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), feito em fevereiro deste ano, a Bahia foi considerada a maior geradora desse tipo de modalidade quando comparada as outras regiões do país, sendo responsável por 32% da geração total.

    Esse estudo mostra também que o estado apresentou, só no mês de dezembro, a geração de 152 Gigawatts-hora. Ainda estão previstas a construção de 60 parques fotovoltaicos até 2026, com previsão de R$ 8,1 bilhões de investimento.

    Enquanto na geração centralizada de grandes parques fotovoltaicos a Bahia lidera, na geração distribuída que permite empresas e pessoas produzirem a própria energia, o estado está na décima posição. Esta posição a deixa atrás de estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina que possuem caraterísticas menos favoráveis de irradiação. Minas Gerais, o primeiro colocado nesta modalidade, possui quase seis vezes mais potência instalada que a Bahia.

    Esses números comprovam que a Bahia tem se destacado no setor de energia solar em geração centralizada, e ainda tem muito potencial para crescer neste setor. Porém, mostra ainda uma defasagem na geração solar distribuída em relação à outros estados com menor vocação para tal, indicando um oceano azul nesta modalidade no estado.

    A energia solar através da geração distribuída possibilita que o consumidor final gere sua própria energia para consumo próprio e injeção de energia na rede que é transformada em créditos que podem ser abatidos da conta em momentos sem sol ou em outros imóveis de mesma titularidade. Isso traz economia imediata à conta de energia, um dos maiores custos de muitas empresas, com retorno rápido do investimento para um sistema que tem vida útil maior que 25 anos.

    Além disso, o sistema de geração fotovoltaica está se tornando cada vez mais acessível com as baixas taxas de juros e financiamentos cujas parcelas ficam menores que a economia gerada na conta de energia. Assim, cada vez mais pessoas e empresas estão aderindo à esta solução que cresce em potência instalada mais de 100% ao ano.

    Pelos motivos apontados acima o Brasil já se transformou em um grande polo de investimento neste setor. E a Bahia por sua vocação natural deve buscar ser referência no país.

    paper plane
    Está gostando do nosso artigo?
    Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da área de geração de energia solar,
    soluções em iluminação em LED e gerenciamento de consumo.
    *Não se preocupe. Seus dados estarão seguros conosco!

    Outros Artigos