eletric power

MERCADO LIVRE DE ENERGIA

street light Icon ledax.io header

Ambiente ideal para quem deseja pagar somente o que consome.

Saiba Mais

O Mercado Livre de Energia é um ambiente onde grandes consumidores negociam a aquisição de energia direto com as geradoras, ao invés de continuarem no Mercado Cativo com a concessionária local.  

Este ambiente de negociação permite que o cliente adquira, com considerável economia e baixo investimento, a quantidade de energia ideal baseada no seu perfil de consumo. Além da redução de custos, estes consumidores poderão usufruir de benefícios como previsibilidade no orçamento para energia, ausência de cobrança de bandeira tarifária, tarifas de geração iguais na ponta e fora da ponta, e o poder de escolha de onde irá adquirir a sua energia.  

Assim como a geração distribuída através da energia solar é uma excelente solução para pequenos e médios consumidores, o Mercado Livre de Energia é a melhor opção para economia de grandes consumidores. 

Entre em contato conosco!


Monitoramento

Quem pode migrar para o mercado livre de energia? 

Existes duas categorias de consumidores livres: 

• Consumidores livres, que devem ter, no mínimo, 2.000kW de demanda contratada e seu grau de liberdade permite a contratação de energia proveniente de qualquer fonte de geração; 

• Consumidores especiais, que têm entre 500 kW e 2.000kW de demanda contratada e podem contratar energia apenas de energia incentivada (biomassa, pequenas centrais hidroelétricas, eólicas e solar) ou hidráulica de empreendimentos com potência menor ou igual a 50.000kW. Além disso, esses consumidores tem incentivo na demanda e TUSD ponta. 

Para os consumidores que possuem o mesmo CNPJ raiz ou estão localizados em áreas contíguas (sem separação por vias públicas), é possível fazer o que se chama de comunhão, que consiste em juntar as cargas para alcançar o nível de demanda de 500kW obrigatório para entrar na categoria de consumidor especial. 

Como é feita a migração para o Mercado Livre de Energia? 

A migração para o Mercado Livre de Energia envolve diversos atores, contando com o cliente, geradores, os agentes de comercialização e as gestoras, compondo, assim, o Ambiente de Contratação Livre (ACL). 

O ACL tem a relação dos seus atores gerida pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), onde todos deverão estar associados. Este ambiente é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é controlado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Estes atores e agentes têm de ser acionados em alguma fase, tanto na transição “mercado cativo X mercado livre” quanto nas transações de prestação de contas de geração, consumo, compra e venda de energia durante a permanência do cliente no ACL. 

Assim, se torna importante ter uma empresa especializada como a LEDAX realizando o processo de migração e gerindo os contratos e operações no Mercado Livre de Energia. 

Monitoramento

Confira alguns passos essenciais para uma migração eficaz: 

1. Analise atual e futura de viabilidade para migração para o ambiente de contratação livre. Levantamento de todos os documentos necessários para migração e estruturação com a concessionária local e órgãos responsáveis. 

a. Adesão do CNPJ junto à CCEE; 

b. Carta denúncia frente à distribuidora local; e 

c. Assessoria junto a concessionária local durante todo o processo de realização da Adequação Física do Sistema de Medição e Faturamento (SMF). 

2. Escolha da melhor fonte de energia, levando em conta tempo de contrato e preço. Tudo isso para garantir a melhor estratégia para o cliente. 

Paper Plane Newsletter
Gostou e quer saber mais?
Se inscreva na nossa newsletter e aprenda tudo sobre soluções em iluminação LED, geração de energia solar e gerenciamento de consumo.

Gostaríamos muito que você ficasse a par de tudo que a gente faz.

É só preencher os dois campos abaixo.
*Não se preocupe. Seus dados estarão seguros conosco!