O mercado livre de energia é um ambiente destinado aos consumidores que desejam negociar o seu uso de energia elétrica diretamente com os seus geradores.

Dessa forma, a obrigatoriedade de consumo de energia a partir de uma distribuidora se torna nula e os consumidores podem aproveitar as grandes vantagens neste novo tipo de consumo.

Entenda neste arquivo como migrar para o mercado livre de energia elétrica para contar com todas as vantagens que este modelo de consumo pode oferecer.

Entenda como funciona o mercado livre de energia elétrica e o poder de escolha dos consumidores

Migrar para o mercado livre de energia elétrica permite que os consumidores tenham autonomia para estabelecer a posição decisiva dentro de um contrato com fornecedores, analisando os preços oferecidos dentro de seus serviços.

E, dessa forma, o mercado livre de energia elétrica permite um maior poder de decisão entre os consumidores, permitindo que esta esfera econômica mude de forma considerável.

Essa é uma maneira de representar a transição para um novo movimento, trazendo um grande diferencial para o consumo nos próximos anos. E, de acordo com as suas vantagens, este mercado tem aumentando ainda mais o seu consumo, como no caso do Brasil, onde 30% do consumo elétrico se origina a partir do mercado livre.

Mas, apesar disto, muitos clientes possuem grandes dúvidas sobre como funciona a migração para o mercado livre e como isto pode ser feito.

Como migrar para o mercado livre de energia elétrica?

Dentro do mercado livre de energia elétrica existem diferentes tipos de consumidores, podendo ser chamados de livres ou especiais.

Mas, independentemente do tipo de consumidor, é preciso seguir alguns passos, que poderão conduzir para esta migração, como:

  • Requisitos de demanda

Para migrar para o mercado livre é preciso ter um consumo mínimo de energia elétrica e, para medir este consumo e saber se realmente será possível uma mudança, é preciso buscar por uma empresa especializada.

  • Analise do contrato com a distribuidora de energia elétrica

Para que a migração para o mercado livre seja feita de forma correta, é preciso realizar previamente uma análise do contrato com a distribuidora, para conhecer e entender quais são os seus termos. E, por isto, esta análise deve ser realizada com uma antecedência mínima de seis meses.

  • Avalie a sua viabilidade em termos econômicos

Antes de migrar para o mercado livre e contar com as suas opções de descontos, é preciso avaliar e conversar com a empresa responsável, para estudar a sua situação.

  • Compra de energia elétrica direto do mercado livre

Os principais fatores que determinam a migração dos clientes para o mercado livre são, sem dúvida, a liberdade de escolha e os contratos que existem de forma bilateral, a partir do oferecimento de consumo em geradoras ou comercializadoras.

  • Adequação ao SMF

O SMF ou Sistema de Medição para Faturamento é um processo de controle de uso de energia elétrica e, para migrar para o mercado livre, é essencial se adequar a este sistema e entender todas as suas exigências.

  • Adesão à CCEE

E, por fim, para que a migração para o mercado livre seja feita com sucesso, é preciso aderir à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), para que o contrato da energia comprada seja feito de acordo com os moldes do ambiente.

Mas, para contar com o auxílio dentro deste processo, tirando todas as suas dúvidas, é preciso buscar uma empresa especializada e pronta para atender seus clientes de forma completa.

Conheça a LEDAX e saiba como migrar para o mercado livre de energia elétrica

Para migrar ao mercado livre de energia elétrica, é preciso contar com equipamentos de última geração, que ofereçam um consumo inteligente, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização.

E, por isto, nós, da LEDAX, atuamos para oferecer soluções de consumo energético eficientes, contando com diversos tipos de serviços que conduzem seus clientes para o Mercado Livre de Energia.

Além do setor industrial, nós também atuamos em hospitais, shoppings, redes de supermercados e até mesmo setores de iluminação pública.

Nossos equipamentos oferecem um desenvolvimento a partir de uma tecnologia avançada e consciente, que atua através de equipamentos modernos, capazes de oferecer o melhor dentro do consumo energético de uma empresa.

Nós, da LEDAX, também contamos com uma equipe altamente capacitada para atender todos os clientes, contando com engenheiros preparados para oferecer as melhores opções e alternativas para nossos clientes, auxiliando na migração para o mercado livre de energia elétrica.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Então acesse nosso site e confira mais sobre nossos produtos e serviços, e continua a acompanhar nosso blog.