Atualmente, estamos passando por um cenário de transição energética, onde os projetos geração de energia solar são vistos como uma grande e benéfica solução para a redução de consumo de recursos naturais finitos e de custos.

Mas, para as pessoas que desejam adotar um projeto de energia solar, é preciso escolher uma empresa que saiba como colocar em prática um sistema moderno e inteligente de instalação e desenvolvimento.

Para entender melhor como realizar um projeto de energia solar, trouxemos este artigo para te instruir em como encontrar a melhor empresa para a instalação deste tipo de sistema.

Como um projeto de energia solar pode ser desenvolvido com sucesso?

Para um projeto de geração de energia solar ser desenvolvido, é preciso optar por uma empresa que seja capaz de oferecer um projeto com muita tecnologia e dedicação.

Veja quais são as etapas para um projeto de energia solar ser colocado em prática:

  • Etapa 1

O primeiro passo para realizar o projeto de geração de energia solar é conhecer bem qual será o sistema fotovoltaico e o local em que será aplicado dentro do ambiente.

A empresa escolhida para este projeto deve optar por equipamentos potentes e modernos, aumentando ainda mais o rendimento energético do ambiente.

Dessa forma, é preciso fazer o cálculo da energia que será produzida através dos equipamentos a partir da incidência de radiação que o ambiente receberá.

Outro fator importante é levar em conta quais são os componentes presentes dentro deste projeto de energia solar, como o painel solar fotovoltaico, o inversor solar, as estruturas de suporte e todo o cabeamento.

  • Etapa 2

Esta é a etapa onde o projeto começa a dar seguimento, contando com as informações necessárias sobre o ambiente em que a energia solar e seus equipamentos serão aplicados.

Além disso, são observados também todos os requisitos necessários para a aplicação do projeto, como o telhado, por exemplo.

O profissional deve observar neste momento as informações principais para compor o projeto, analisando o retorno financeiro, desenvolvendo o cálculo necessário para obter o rendimento energético.

  • Etapa 3

Na terceira etapa é desenvolvido o dimensionamento final, ou seja, as informações que foram coletadas sobre o projeto são enviadas à empresa responsável para que o sistema solar possa ser desenvolvido de forma compatível ao ambiente.

Além disso, a documentação que envolve o acesso à rede também deve ser autorizada, para que a instalação possa ser finalmente concluída.

Neste momento, é preciso que todos os profissionais atuem ativamente para calcular de forma correta toda a base, referências sobre o projeto e os parâmetros de instalação.

  • Etapa 4

Na última etapa do projeto de energia solar, é preciso contar com a ajuda de um software especializado, que tem como principal função incluir os dados do projeto para que a sua prática seja desenvolvida com excelência.

Estes tipos de programas têm como função ainda medir os principais dados meteorológicos, para analisar qual será o volume total de energia que poderá ser produzida a partir deste sistema.

E, por isto, estes programas são considerados valiosas ferramentas para analisar o desempenho do projeto, garantindo que seu dimensionamento seja medido de forma correta.

Além disso, um software tem como função mostrar aos projetistas o posicionamento do equipamento e como os painéis fotovoltaicos podem ser aplicados, para que seu desempenho seja totalmente aproveitado dentro deste tipo de sistema.

Este é um conteúdo que retrata um pouco das etapas de preparo e instalação de um projeto de energia solar desenvolvido por uma empresa que atua com responsabilidade, contando com os melhores recursos.

Conheça a LEDAX e conheça o melhor projeto de energia solar de todos

Para aplicar um projeto de geração de energia solar em seu ambiente com a melhor qualidade, é preciso contar com equipamentos de última geração, que ofereçam um consumo inteligente, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização.

Nessa hora, você pode contar conosco, da Ledax, para te ajudar a desenvolver um projeto personalizado especialmente para sua indústria ou companhia.

Nossos produtos e serviços atuam em comum para implementar cada vez mais o modo de captação de energia solar em diversos setores empresariais, trazendo não apenas mais economia e eficiência, como também a cultura de preservação do meio ambiente através do consumo e extração de fontes renováveis.

Gostou do conteúdo de hoje? Então acesse nosso site e descubra mais sobre este tema e tantos outros relacionados a energia solar.

 

Continue de olho em nossas postagens e compartilhe nossos conteúdos.