Conheça a importância da boa engenharia nos projetos fotovoltaicos

Com o aumento da procura por serviços de energia solar, boas práticas de engenharia têm sido cada vez mais requisitada

Por Lucas Batista   15 de Setembro de 2020 às 19:23

  • Link facebook
  • Link linkedin
  • Link pinterest
  • Link twitter
  • Link whatsapp
  • É notório o crescimento arrebatador do segmento de geração de energia através de sistemas fotovoltaicos nos últimos anos. Diversos fatores contribuíram para maior atratividade deste investimento, em especial, a regulamentação da geração distribuída através da Resolução 482/2012 da ANEEL e seu aperfeiçoamento na Resolução 687/2015, que permitiu que o consumidor cativo gerasse sua própria energia, trazendo a democratização do uso da solução da geração solar.

    Em tempos de pandemia, este foi um dos poucos segmentos que registrou crescimento no primeiro semestre de 2020. Afinal, quase todas as pessoas e empresas têm uma conta de energia para pagar, e muitas delas tem um espaço disponível para instalação de um sistema, tornando-se potenciais cases para esta solução. Assim, a combinação de elevada atratividade e grande número de potenciais clientes se tornou a receita para uma alta procura por estes sistemas, gerando, em consequência, um aumento expressivo na oferta. 

    Neste cenário, tornam-se cada vez mais comuns erros e problemas de engenharia (projeto e instalação). Exemplos destes erros vão desde pessoas andando sobre os módulos – que mesmo que não quebrem o vidro, avariam as células fotovoltaicas causando perda de produção e riscos à instalação – até conexões fora de padrão, que põem em risco qualquer pessoa que se aproximar delas. E não são apenas estes exemplos absurdos que podem vir a causar problemas, existem outros erros que serão imperceptíveis àqueles que não são especialistas da área.

    São muitas as variáveis que compõem um projeto fotovoltaico e precisam ser avaliadas. Aquelas que normalmente são mais citadas, como:

    • Sombreamento;
    • Inclinação;
    • Orientação dos módulos.

    Aquelas que são menos citadas e muitas vezes desconsideradas, como:

    • Perdas devido ao uso de transformador entre o sistema e a rede;
    • Uso correto do MPPT interligando apenas módulos de mesma orientação e inclinação;
    • Avaliação da instalação elétrica e do aterramento existente;
    • Avaliação da estrutura de suportação existente.

    Até aquelas que muitas vezes parecem detalhes, mas tem sua importância, como:

    • Distância máxima entre os pontos de fixação do perfil de suporte dos módulos;
    • Região de apoio recomendada para os módulos no perfil;
    • Previsão de passagem entre fileiras de módulos para manutenção.

    Por não serem especialistas e fiados nas garantias longas dos principais equipamentos (módulos fotovoltaicos a partir de 10 anos e inversores a partir de 5 anos), os potenciais clientes algumas vezes negligenciam avaliar a experiência e referência de quem está projetando, escolhendo e instalando o sistema por eles. Deixando, assim, de considerar pontos extremamente importantes, como:

    1. Avaliar se o fabricante do equipamento que está sendo oferecido domina a engenharia do equipamento de ponta a ponta;
    2. Avaliar se este mesmo fabricante possui capacidade financeira reconhecida para avalizar garantias tão longas;
    3. Conhecer que, se houver defeito de equipamentos por erro de projeto e/ou instalação, não haverá cobertura de garantia do fabricante ou de seguro eventualmente contratado.

    Por estes motivos, junto com o crescimento do setor, observamos crescer a quantidade de clientes insatisfeitos com os resultados dos seus sistemas fotovoltaicos, necessitando recontratar para reparar problemas por erros de projetos e instalação.

    Portanto, se existe uma moral nesta história, é a importância de dar valor à boa engenharia, tanto aquele que a está fornecendo, quanto aquele que a está adquirindo. Todos ficarão muito mais satisfeitos com os resultados.

     

    Outros Artigos

    Paper Plane Newsletter
    Gostou e quer saber mais?
    Se inscreva na nossa newsletter e aprenda tudo sobre soluções em iluminação LED, geração de energia solar e gerenciamento de consumo.

    Gostaríamos muito que você ficasse a par de tudo que a gente faz.

    É só preencher os dois campos abaixo.
    *Não se preocupe. Seus dados estarão seguros conosco!