Qual tipo ideal de iluminação para utilizar em farmácias?

Como uma boa iluminação influencia no seu negócio

Por Lucas Sulzbach   12 de Agosto de 2020 às 18:18

  • Link facebook
  • Link linkedin
  • Link pinterest
  • Link twitter
  • Link whatsapp
  • Temos observado um número crescente de drogarias e farmácias sendo inauguradas muito rapidamente pelas cidades. Áreas que antes contavam com poucas unidades, hoje vivem uma acirrada concorrência e, com isso, todos os recursos disponíveis para chamar a atenção do cliente estão sendo utilizados – inclusive a iluminação de interior e exterior.

    O que queremos tratar aqui é referente à iluminação no interior dos estabelecimentos. Em qual loja você se sentiria mais propenso a entrar: uma mal iluminada e com iluminação em tons mais quentes/amarelados ou em uma clara, com iluminação em tons mais frios/brancos? 

    Provavelmente na loja mais clara, e isso tem explicação. São inúmeros os estudos que correlacionam o tipo e a tonalidade de iluminação do ambiente com sensações causadas no ser humano, como por exemplo o relaxamento, calma, atenção, vigilância e concentração.

    Uma vez conhecidas essas técnicas, a escolha dos modelos e a disposição das luminárias em LED pode ser utilizada como uma forte ferramenta de persuasão em uma loja.

    Uma iluminação em LED típica de uma farmácia geralmente é feita em tonalidades mais frias (tons de branco), entre 5000K a 6000K, o que passa a sensação de limpeza, de um ambiente mais amplo e clean – característica excelente para um estabelecimento da área de saúde. 

    Aliado à isso, os níveis de iluminação também são mais altos e uniformes (equiparam-se a salas de exames médicos), que além de atrair a atenção dos clientes, facilita a leitura e identificação dos medicamentos (especialmente para os clientes mais idosos), evitando também zonas de sombreamento.

    Obviamente que, além do cenário geral do ambiente, podemos pensar em utilizar outras técnicas de iluminação em favor do destaque para certos públicos-alvo ou ainda direcionado a segmentos de produtos específicos, como maquiagens e cosméticos. 

    Um bom projeto luminotécnico pode ajudar a destacar, incentivar a compra de determinados produtos e até promover campanhas, por exemplo.

    Então, a solução para ter mais clientes e aumentar as vendas é colocar mais luz na loja? Não! Assim como pouca iluminação é prejudicial, muita iluminação também é. Pessoas expostas a níveis inadequados de iluminação por muitas horas podem ter efeitos negativos, como irritação nos olhos, estresse e insônia.

    Para que você consiga explorar e obter ao máximo os benefícios de uma iluminação em LED no seu estabelecimento, é imprescindível contar com produtos de excelente qualidade e confiabilidade, além de profissionais capacitados que detenham conhecimento e domínio para executar os projetos no mais alto padrão de qualidade. 

    Ficou curioso para conhecer as luminárias LED? Entre em contato com nossa equipe e confira nossos produtos e serviços!

     

    Outros Artigos

    Paper Plane Newsletter
    Gostou e quer saber mais?
    Se inscreva na nossa newsletter e aprenda tudo sobre soluções em iluminação LED, geração de energia solar e gerenciamento de consumo.

    Gostaríamos muito que você ficasse a par de tudo que a gente faz.

    É só preencher os dois campos abaixo.
    *Não se preocupe. Seus dados estarão seguros conosco!