Por Rosenildo Ferreira 9 de Maio de 2019 às 19:30
No programa Shark Tank Brasil, exibido pelo canal fechado Sony Brasil, pequenos e médios empreendedores têm a chance de convencer um quinteto de investidores a se tornar sócios de seu negócio.
A atmosfera é tensa e o nível de questionamentos assume ares de inquisição. Mesmo quando “dá match”, a tensão permanece num nível elevado, em função de propostas e contrapropostas, numa sequência que mais parece a rodada final de um jogo de pôquer.
Na noite de 21 de novembro de 2018, a dupla Rodrigo Travi e Hugo Vasconcelos, fundadores da Ledax Energy and Lighting, fabricante de luminárias de LED, passou por lá e sentiu na pele o que é nadar em um tanque cheio de tubarões.
“A pressão é grande. Eles tentam te desestabilizar o tempo inteiro”, recorda Rodrigo. Na ocasião, eles conseguiram a promessa de parceria com o megaempresário João Appolinário, dono da rede de lojas e da TV Polishop.
Participar do Shark Tank, porém, não foi a única ousadia protagonizada pelos empreendedores que se conheceram no curso de engenharia elétrica, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Ledax surgiu e 2014, como fruto da vontade de Rodrigo, hoje com 33 anos, em dar uma guinada na carreira.
Para montar o negócio, ele pediu demissão da Siemens, onde trabalhava fazia quatro anos. Juntou as economias e registrou a empresa. O capital inicial de R$ 30 mil foi suficiente para aquisição da massa falida de uma empresa de iluminação instalada em São Bernardo do Campo (SP).
Quer saber mais detalhes? Confira a matéria completa no site da Isto É.