Tecnologias sustentáveis são tendência no Brasil

Conheça exemplos de empresas que ajudam a diminuir atritos ecológicos

Por Neomondo   6 de Novembro de 2020 às 17:50

  • Link facebook
  • Link linkedin
  • Link pinterest
  • Link twitter
  • Link whatsapp
  • A indústria brasileira não para. A cada dia novos produtos e serviços são desenvolvidos e pensados para a evolução do mercado nacional. Mas, se por um lado o ritmo de produção e do consumo provocam grande exploração de recursos naturais, por outro, hoje já existem opções tecnológicas sustentáveis que oferecem benefícios ao meio ambiente.

    Segundo o Relatório de Tendências da Manufatura Digital HP (Digital Manufacturing Trend Report), realizada com executivos do setor industrial de todo o mundo, 99% acreditam que as tecnologias de manufatura digital podem levar ao crescimento econômico, além disso, 89% estão buscando desenvolver seus modelos de negócios baseados no ambiente corporativo global atual.

    Além de proporcionar economia e reconhecimento no mercado de atuação, muitas empresas estão apostando em tecnologias sustentáveis para diminuírem ainda mais os atritos ecológicos. Um exemplo disso é a gestão de energia que por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial, esse tipo de recurso possibilita um maior controle sobre os gastos de energia e, com isso, conseguem melhorar a eficiência de processos operacionais e reduzir o consumo nas áreas em que estão ocorrendo um custo maior. 

    Com foco na economia de até 95% na conta e redução de consumo de energia, a Ledax, empresa que oferece soluções em economia e energia por meio de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades para grandes consumidores de energia como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral, disponibiliza para esse público o Ledax.io um sistema de gestão de energia e utilidades que pode ser integrado com as soluções já oferecidas pela empresa. Trata-se de uma solução de IoT (sigla em inglês para internet das coisas) para a gestão remota de energia e utilidades, como iluminação, ar condicionado, câmaras frias, e outros equipamentos.

    Outra tendência é a substituição dos plásticos convencionais pelos biodegradáveis. Para ajudar com essa missão, a A Biopolix, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, desenvolveu uma biorresina para produção de bioplásticos que podem substituir as funções dos plásticos convencionais. Assim, consegue assegurar a redução de poluição e sustentabilidade do meio ambiente em um processo biotecnológico, limpo e escalável para as áreas de saúde e alimentos.

    Contudo, hoje em dia um dos problemas que mais assombra o planeta é a poluição das águas, elemento principal para a sobrevivência do ser humano. Pensando nisso, a PWTech desenvolveu um equipamento de baixo custo, de fácil instalação e portátil que transforma 5 mil litros água contaminada em água potável por dia, removendo 100% dos vírus e bactérias. Com isso, além de conseguir resolver uma das maiores preocupações da humanidade, leva água potável até mesmo para as regiões mais remotas do país. Por essa razão, a startup foi eleita como destaque do InovAtiva Brasil 2019.2 e agora está em processo de aceleração pelo programa InovAtiva de Impacto. 

    Com essas três iniciativas para gestão energética, redução de poluentes e descontaminação das águas, teremos um planeta sustentável e com condições de abrigar vida por mais milhares de anos.

     

    Este artigo foi publicado no portal Neomondo, no dia 29 de Outubro.

    paper plane
    Está gostando do nosso artigo?
    Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da área de geração de energia solar,
    soluções em iluminação em LED e gerenciamento de consumo.
    *Não se preocupe. Seus dados estarão seguros conosco!

    Outros Artigos